6 de agosto de 2013

[Resenha] Pensar com Heráclito


Resenha por Nina


O que é a arte? Pra mim, a melhor definição, a grosso modo, (se é que a arte pode ser definida) é: "A arte consiste em libertar a vida que o homem aprisiona", do pensador francês Gilles Deleuze. Qual é a vida que andamos aprisionando por aí? Pois bem, acredito que “Pensar em Heráclito”, ajudou a libertar alguns que estavam presos em mim...
Um livro pra quem gosta de arte. É um livro “pequenininho”, como a própria ilustradora disse, mas, em minha opinião, de grande valor artístico. A obra é composta por pinturas de Elvira Vigna que, por sua vez, “conversam” com diversas citações de Heráclito que fazem uma combinação belíssima. Para Heráclito “tudo o que existe está em permanente mudança ou transformação”. Talvez seja esse sentimento de mutação que se instaurou em mim durante a leitura do livro.
Ao apreciar o livro, deu-me uma vontade imensa de ver de perto os quadros e tocar as paisagens belamente representadas. Que coisa maluca um livro é capaz de fazer com a gente, não? Pinturas que te transportam para lugares encantadores, limpos, belos e puros. Pinturas que te dão vontade de pegar um pincel e pintar (mesmo você nunca tendo levado jeito pra coisa). Acho que a arte é para os loucos, os normais não entenderão.

2 comentários:

  1. Eu acho que ser normal é loucura :)

    Valeu pela dica do livro e mãos em pincéis mulher.

    “O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silencio.”
    Machado de Assis

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você, Tina!

    Se tiver a oportunidade de apreciar o livro super recomendo.

    Amei a citação de Machado de Assis.

    Forte abraço,
    Nina

    ResponderExcluir

Tell me! =)
Os comentários serão respondidos nesta página.