22 de agosto de 2013

[Resenha] Ausência

 

INFORMAÇÕES:
Título: Ausência
Autora: Flavia Cristina Simonelli
EditoraNovo Século
Ano: 2012
Número de páginas: 279
-

Resenha por Nina

Quando recebi o livro “Ausência” fiquei imensamente feliz e, claro, bastante curiosa para iniciar a leitura, tendo em vista que a sinopse muito me chamou atenção e a capa, diga-se de passagem, é incrivelmente instigante. A satisfação foi aumentando significativamente à medida que a leitura era desenvolvida. Esse livro foi uma surpresa incrível, pois a autora descreve com maestria a angustiante doença, tristemente incurável, chamada Alzheimer. Mas a “ausência” descrita no texto não é apenas da memória, decorrida pelo Alzheimer, mas também do sentimento vivido por todos os personagens no decorrer da trama que se entrelaçam brilhantemente feito teias de aranha. E sim, senhores, acreditem: é literatura nacional e de excelente qualidade. Viva!
É intrigante como o simples ato de pensar sobre o Alzheimer já me causou uma inquietação tremenda. Como pode, com o avanço da tecnologia e dos estudos, ainda não haver cura? Ah, as memórias! Elas são tão importantes e desfazer-se delas não deve ser um processo fácil. Esta obra foi, pra mim, um livro perturbador que me fez repensar sobre o mundo, meus desejos e a dadiva que é poder ter uma memória (mesmo que falha às vezes).
“Ausência” é uma narrativa em terceira pessoa que relata o drama vivido por Daniel, um jovem médico neuropsiquiatra, casado e pai de dois filhos. Daniel sofreu um impactante trauma quando criança (que, para a tristeza do personagem passa a ser rememorado). A história acontece em São Paulo, estado em que vive também Ervin, um erudito professor universitário, que apesar de ter mais de setenta e três anos é extremamente ativo, e que conquistou uma carreira invejável. Ele é casado com Margarida e pai de Natasha, uma jovem psicologia divorciada.
Ervin passa por um processo gradativo de perda da memória o que causa muito sofrimento a ele e sua família. Logo, por orientação de um médico amigo, Dr. Lamartine, Margarida procura Daniel que passa a acompanhar o processo de degradação vivido por Ervin. E desde esse encontro, as vidas desses dois homens e de suas respectivas famílias, que se cruzaram de forma aparentemente banal, ficarão eternamente marcadas e NUNCA mais serão as mesmas. Daniel inicia um romance com a filha de Ervin, situação essa que desestrutura completamente a sua vida conjugal. As dores, não cicatrizadas, da infância de Daniel voltam a doer ao serem relembradas. Por quê? Qual é o drama de Daniel? E sua relação extraconjugal? O que acontece com Ervin? Caro leitor, não posso estragar a sua leitura com spoilers. É preciso que leia a obra para desvendar esses “mistérios”.

12 comentários:

  1. Ainda não tinha visto o livro.
    Me parece bom, pela sua resenha.
    A capa é bem significativa com o título do livro.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro é muito bacana, Letícia. Vale a pena lê-lo.
    Já já tem sorteio dele no blog.

    Beijos,
    Nina

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina vim retribuir a sua visita e vi que é minha vizinha aqui de BH.
    Amei o seu cantinho, também adoro escrever.
    Este livro pelo que percebi é muito interessante e instrutivo.
    Se desejar seguir meu blog e curtir minha página retribuirei com o maior prazer!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Zizi! Pois é.
    O livro é excelente, vale a pena ler.
    Obrigada pela visita.

    Abraços,
    Nina

    ResponderExcluir
  5. Oláog Nina!
    Obrigada pela visita no meu cantinho.
    Vim conhecê-la e amei tudo por aqui.
    Já estou participando do sorteio.
    Amo livros e este deve ser ótimo!
    Abraços! Boa noite e um amanhã abençoado pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro muito interessante . Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro, mas ainda não tinha parado para ler sobre o que se tratava. Acho que nunca li nenhum livro que abordasse essa doença. Fiquei interessada, pois todos estamos sujeitos a ter alguém na família com ela.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bem interessante Nina, promete. O leitor se vê diretamente ali quando são abordados determinados temas do dia a dia, e isso cria uma automática empatia, quando mexe diretamente dom o emocional, quando abordam dramas cotidianos sentidos na pele em toda sua intensidade. Já leu, conhece, Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva? Best seller dos anos 80. Que fala do drama real de Marcelo Rubens Paiva, já foi/é apresentador de programa, que de uma hora prá outra viu seu mundo dar uma voltar de 360º, na flor da idade, ao dar um mergulho despretensioso e bater com a cabeça numa pedra e ficar paraplégico e ter que se acostumar com sua nova condição, formatar toda sua vida. E ao findar daquele ano, no hospital, desejar que o ano nunca estivesse passado, dai o titulo.

    http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. amo ler estou curiosa para ler este livro

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, o livro é superlegal. Vale a pena ler. :)

    ResponderExcluir
  11. sou cuidadora de meu marido, portador de DOENÇA DE ALZHAIMERe tenho interesse em ler. tudo nos auxilia nesta tarefa.obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Sandra, participe do sorteio. Caso não ganhe, acho que seria interessante adquirir um exemplar. O livro realmente pode ajudá-la.
    Força na luta!

    Abraços,
    Nina

    ResponderExcluir

Tell me! =)
Os comentários serão respondidos nesta página.