8 de dezembro de 2015

[Filme] Amor além da vida

Olá, pessoal, tudo bem? Sei que estou sumida daqui, mas o filme sobre o qual venho falar me despertou grande vontade de escrever e compartilhar com vocês.
Ontem, segunda-feira, uma amiga comentou sobre a temática espírita do filme "Amor além da vida" - de título original "What Dreams May Come" - e eu, como grande curiosa do tema, não me controlei. Resultado: assisti hoje mesmo.
Capa do filme
De 1988, vencedor do Oscar e que tem como protagonista o talentosíssimo Robin Williams o filme narra a história de uma família feliz: Chris Nielsen (Robin Williams) - médico - casado com Annie (Annabella Sciorra) - que trabalha com pinturas - e um casal de filhos.
Chris e Annie
A família se desfaz brutalmente com a morte dos filhos em um acidente de trânsito. A perda como já era de se esperar causa muito sofrimento ao casal, mas nada como o tempo para ajuda a amenizar a dor. Porém, quatro anos depois, Chris morre abruptamente em um acidente de trânsito. Ele tem consciência de sua morte e parte para uma espécie de "Paraíso". Então, começa a construir seu próprio mundo - como se estivesse vivendo em uma grande tela. A partir daí é como se ele e sua esposa alcançassem um ao outro através da pintura e os sentimentos transpassassem a tela. Com isso, o personagem passa a criar o seu próprio universo particular.

Chris criando o seu universo particular
Chris chega ao "Paraíso" e encontra Albert, um antigo amigo que exerce a função de missionário. A participação do mesmo é de suma importância para o desenrolar da trama e como o próprio personagem diz "O inferno verdadeiro é a vida que deu errado".
 
Um ponto que me chamou muito a atenção nesse outro plano são as mudanças de aparência física de alguns personagens. Os papeis de autoridade acabam interferindo negativamente, dessa forma a desconstrução se faz necessária.
 
Voltando para o plano terreno, com o passar do tempo Annie entra em profundo estado de depressão ocasionada pela perda do esposo e dos filhos e comete suicídio. Chris toma conhecimento da morte da esposa, mas é informado de que os suicidas vivem em outro plano e não podem ser resgatados. Ele decide procurá-la. Ele é avisado também que mesmo a encontrando ela não o reconheceria e mesmo assim ele decide ir em busca do seu grande amor.

A imagem acima visa representar uma das cenas que mais me chocou no filme. Chris no submundo a procura de sua esposa. O filme representa com muita clareza o sofrimento dos que ali vagam. É tenebroso e assustador.
 
Muitas coisas acontecem no desenrolar da história e essa busca pela esposa é repleta de revelações que compõem o quebra cabeças da trama e da vida.
 
O filme me fez pensar sobre a longevidade da vida, o sofrimento nos umbrais, a consequência dos nossos atos - afinal de contas a vida é um espelho, sobre a reencarnação, o quanto precisamos evoluir e o quão longe o amor pode nos levar. Como a capa diz "existe muito mais após a vida".
 
Impossível não comentar sobre os efeitos visuais. Mesmo sendo um filme de 27 anos a paleta de cores usada traz para o filme um cenário vivo e deslumbrante.
 
 
"O que as pessoas chamam de impossíveis são as coisas que elas ainda não viram" - trecho do filme.
 
Se ficou interessado e quer assistir ao filme o mesmo está disponível no link: http://iloveplayerpix.com/1198.sim-omundo.15574.eh.16772.belissimo.php
 
* Todas as imagens foram retiradas da internet.
 
Beijos,
Nina
Redes Sociais
Snap: ninaesuasletras

10 comentários:

  1. Oi amor, que bom que você voltou.
    Que post sensacional, fiquei curioso para ver o filme. A história parece ser prender as pessoas, além de ser um tema que eu gosto muito.
    Parabéns, eu enquanto fã aguardo mais post como esse.
    Bjos minha linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, coisa linda! Bom é ter você comentando aqui. ♥
      Um elogio sobre filmes vindo de você é um grande elogio, afinal de contas: você é o ser que mais entende de filmes na face da terra. :)
      Juro que vou tentar manter uma regularidade nas postagens.
      Beijão!

      Excluir
  2. É isso aí Wenderson, cobra mesmo.. Também sempre entro aqui no blog da Nina e leio posts antigos mesmo.. Mas é sempre bom ter posts novos também! Ah, sobre o filme adorei a indicação e vou buscar para assisti-lo em breve! Me considero leiga no assunto, de filme só assisti aqueles do Chico Xavier. Mas é sempre bom conhecer mais sobre esse assunto que tem me despertado interesse. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA... Viu que temos alguns posts novos? Agora a senhorita não vai precisar ler os posts antigos... (risos)
      Já assistiu ao filme, Rê? Conte-me o que achou. Beijão!

      Excluir
  3. Não consegui comentar com meu usuário do Wordpress, então tive que comentar com meu login do Google. Mas você sabe que sou eu, a Renata Cunha do Mergulhando em Letras..rs Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Me alegrou a sua visita a qual lhe agradeço. Não conheço o filme mas deve ser muito bom. Aproveito para lhe desejar um Feliz -Natal.
    António.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, António!
      É sim um filme ótimo. Quando tiver oportunidade: assista.
      Abraços!

      Excluir
  5. Lindo, adoro e choro sempre com esse filme.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Bell! É um filme belíssimo mesmo. A emoção chega a ser incontrolável. Beijão!

      Excluir

Tell me! =)
Os comentários serão respondidos nesta página.