17 de abril de 2015

VLOG 1: Falta incentivo à leitura?

Oi, pessoal, tudo bem?
Vocês acham que falta incentivo à leitura nas escolas? As redes de ensino devem repensar e reformular o "incentivo" que vem sendo praticado há anos? E o papel da família? As instituições FAMÍLIA e ESCOLA devem caminhar juntas? Qual é o cenário atual em que estamos inseridos? Qual a distância entre o mundo dos booktubers/blogueiros literários e o mundo "real" que vivemos? Existem de fato dois mundos: o real em que os alunos/familiares/amigos não leem e o mundo virtual que tem uma média de leitura acima da realidade do país?
No mês passado eu liberei no canal Nina & Suas Letras um vídeo bem informal sobre a falta de incentivo à leitura. Vem conferir!

Deixe nos comentários a sua opinião sobre essa discussão e se você gosta ou tem interesse pelo assunto sugiro que você leia os comentários do vídeo no Youtube. Muitas pessoas fizeram comentários incríveis e enriquecedores contribuindo lindamente com o bate-papo. :)

Beijos,
Nina
Redes Sociais
FanPage | Instagram | Youtube

16 comentários:

  1. Bom dia Nina.. os livros estão num acesso muito facil a todos..
    seja ler por iphones, tablets..
    livros nós que escrevemos tem a tombos..
    agora.. vc participar de feira de livros como participei aqui.. colocar livros a preço de custo ou abaixo disso. e ng comprar ou dar a minima.. então acho mesmo que o povo é chorão mesmo.. gostam tudo de graça.. e nem quando é de graça eles se fazem presentes.. muito a ser mudado.. bjs e lindo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Samuel, tudo bem?
      Verdade, o acesso realmente tem aumentado, mas sabemos que essa facilidade ainda não atinge a massa, não é?! Os valores também estão invertidos.
      Obrigada por comentar e ótimo dia para você também.
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Nina, tudo bem??? Adorei o formato do vídeo e adorei o tema abordado. Acho sim, que é meio contraditório né? os blogs e canais aos montes e os brasileiros que não leem. Mas acho que essa garotada tem gostado sim, cada vez mais de literatura e isso, devemos em parte a esses grandes best sellers, que viram filmes a atraem muitos leitores.
    Mas acho que cada caso é um caso e é complicado mesmo. Acho sim que a escola deve incentivar, pois muitas vezes o incentivo não vem de casa (meu caso, por exemplo).
    Estou visitando algumas escolas e tem sido bem legal. Encontrei muitos leitores e autores em potencial :) . Mas percebi que eles atendem melhor quando falamos a língua deles. Quando não falamos de Machado de Assis, mas falamos de JK, e Suzanna Collins. Eles se abrem mais. E nos dão crédito. E assim, podemos indicar outros, inclusive os nossos :)
    Sei que sai da escola, com uma turma de leitores em potencial :)
    Acho que os professores precisam incentivar a leitura, começando pelo que os alunos gostam de ler. É gibi? Então que seja :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo e você?
      Fico muito feliz em saber que gostou do vídeo. Pois é, infelizmente fomos ainda uma pequena parcela em vista da grande massa, não é?!
      O ideal seria escola e família caminharem juntas.
      Poxa que legal. Você poderia contar um pouco mais da sua experiência nas escolas, seria bacana saber.
      Verdade. Não importa o gênero o importante é ler.
      Beijão e obrigada por enriquecer a discussão!

      Excluir
    2. Nos primeiros dias de maio vou fazer uma postagem sobre isso Nina e aí te aviso pra você conferir. Tem muita coisa legal para contar e falar tudo aqui ficaria enorme, heheh =D

      Excluir
    3. É mesmo? Ebaaaa! Avise-me sim. Estou curiosa para conferir.
      Eu imagino...rs. Beijão!

      Excluir
  3. Olá Nina! Esse é um assunto que dá pano para manga! Eu consigo ver seu vídeo porque estou no trabalho e não tem áudio no pc... enfim. Depois passo aqui para conferir, okey?
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Paloma. Dá pano pra manga mesmo...rs.
      Joia. Depois que assistir me diz o que achou e comenta a sua visão diante do assunto.
      Beijão!

      Excluir
  4. Oii...
    Ótimo tema!
    Acho que depende muito da escola e do professor, tem lugares que incentivam e muito a leitura.
    Mas, o incentivo deve começar desde criança, em casa com os familiares.
    Tenha um bom final de semana.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! O incentivo deveria ser constante e vir de todos os lugares, não é?!
      Vamos sonhando e incentivando.
      Beijão e ótimo feriadão!

      Excluir
  5. Oi Nina, eu concordo em muito com você sabe, porque infelizmente essa realidade ainda perpassa o ambiente educacional, onde os professores não gostam de ler, e nesse sentido a pergunta que fica é essa, "Como cobrar dos alunos que leiam", eu tô cursando pedagogia, e nos meus estágios você percebe isso com clareza, tirando é claro algumas exceções. Período passado me deparei com uma realidade muito bacana, de uma turma que tem uma rotina de leitura por semana, uma dia especial apenas para ler e criar, primeiro os alunos leem, e depois a partir de imagens expostas pela professora eles devem construir suas histórias e depois leem pra toda a turma, nossa fiquei encantado! Só espero que mais realidades assim se tornem comum em nossos dias! :)

    Bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A classe de professores realmente não tem dado exemplo, né?!
      Menino, achei o máximo a proposta da professora que você relatou.
      Fiz um projeto no ano passado em que uma vez por semana eu levava os meninos até a biblioteca para lerem o que quisessem, depois eles tinham que fazer um relatório contando como foi a experiência de leitura. Esse ano pretendo repetir.

      Excluir
  6. Oi, Nina! Em primeiro lugar, amei o layout novo do blog. Tá muito fofo! Sobre o vlog, acho que é necessário que haja um ciclo de incentivo, vindo não só dos professores mas também de pais, amigos, etc. Ótimo tema abordado!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que você gostou, Guta. Eu também estou amando o novo layout. :)
      Verdade. É preciso um incentivo continuo, não é?!
      Obrigada!
      Beijão!

      Excluir
  7. Acho que falta e falta muito. Tenho um amigo que me zoa, porque saiu a média nacional de 4 livros lidos por ano pelo brasileiro e ele diz que eu faço um bem a nação, já que leio por 15 pessoas. E é verdade, é difícil pensar que existe uma infinidade de pessoas que não lê nem um livro por mês, principalmente porque não é incentivado a isso e porque os livros no Brasil custam uma fortuna.

    É uma pena.
    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA... Amigo sacana, hein?! rsrs...
      Triste realidade. Precisamos incentivar e lutar pela leitura.
      Beijão!

      Excluir

Tell me! =)
Os comentários serão respondidos nesta página.