15 de agosto de 2022

ressignificando...

 

no terceiro ano do ensino médio me vi diante da dor que hoje, dezesseis anos depois, viria fazer florescer uma das minhas missões de vida: a mediação literária.

naquela época eu era uma menina de dezessete anos, estudante da rede pública de ensino, com várias defasagens na base escolar e me vi diante de um livro que parecia um verdadeiro monstro pra mim: macunaíma. sim, ele se tornou um bicho papão gigantesco. tive acesso apenas ao xerox e simplesmente não consegui ler. a leitura não aconteceu, entende!? e o fato de não conseguir ler esse livro me frustrou profundamente. me achei uma incompetente por não conseguir cumprir aquela tarefa.

cara, eu tinha dezessete anos e zero maturidade não só pra ler mário de andrade, mas pra muitas outras coisas, inclusive, fazer a leitura que hoje faço com a maior clareza do universo. uma vez, em uma de suas lives, a @moreira.isis (preciso honrá-la neste post) disse a seguinte frase “a sua missão de vida está na sua história”. fiquei um bom tempo debruçada nessa frase até que essa cena me voltou a mente com uma luminosidade única e, de repente, as peças pareciam se encaixar...

o fato de eu criar um clube de leitura não é um algo aleatório na minha vida. não é “por acaso”, sabe!? no fundo, quero acolher pessoas, quero pegar na mão delas, estar ali todos os dias e mostrar que elas são capazes de ler o livro que elas quiserem. quero criar um espaço seguro, que elas possam verdadeiramente expor o que sentem ao ler aquele livro, que o grupo seja um lugar de troca, crescimento e aprendizado.

hoje, a janaína de trinta e três anos, não tem medo de livro nenhum porque essa ferida foi curada, mas isso, foi construído, um processo que durou anos. esse é um recorte da minha história que quero levar comigo pra sempre porque ele me mostra de onde eu vim, o que passei, senti e carrego como missão.

por isso, quando ouço pessoas dizendo que o clube é um espaço de acolhimento, que elas se sentem à vontade pra comentar, que ele proporcionou a leitura de um livro que sozinho não faria, que a visão de mundo foi ampliada e tantas outras coisas sinto que estou no caminho certo.

obrigada por me ajudar a ressignificar a minha história. ♥

por Nina & Suas Letras

~ Faça parte do grupo de Whatsapp Nina LiteraNews clicando aqui!
♥ Apoie o meu trabalho: https://www.catarse.me/ninaesuasletras
✔ Quer apoiar o meu trabalho? Faça suas compras na página do Nina & Suas Letras na Amazon: https://goo.gl/EVQ9sL
🎁 Minha Wishlist na Amazon: https://goo.gl/38qKN

📬 ENVIE AMOR ♡: Caixa Postal: 5005 | CEP: 31611-970 | Belo Horizonte - MG

0 Comments:

Postar um comentário

Tell me! =)
Os comentários serão respondidos nesta página.