15 de outubro de 2013

[Resenha] Menos [E] elevado a [I] [PI]

INFORMAÇÕES:
Título: Menos [E] elevado a [I] [PI] Poemas-Quase:Concretos
Autor: Matheus Willian Migotto
Editora: Íthala
Ano: 2013
Número de páginas: 60
-

Resenha por Nina

Há muito que esperar de um livro que inicia com a epígrafe:

“E no perpétuo ideal que te devora
Residem juntamente no teu peito
Um demônio que ruge e um deus que chora”.
(Olavo Bilac)

 O livro de Migotto, engenheiro elétrico altamente sensível às letras, é composto por poemas que são verdadeiras obras de arte. Nele, o poeta mistura os números e as palavras de forma singular, quebrando então, possíveis barreiras entre as ciências humanas e exatas. 
Em sua obra, predominam as cores: preto, branco e vermelho, contrastando suavidade e, ao mesmo tempo, dando personalidade aos poemas. Há também o jogo de palavras construído através da rima, proporcionando movimento e leveza ao texto. O artista da palavra faz construções expressivas e inusitadas através de imagens/textos tornando o escrito mais criativo e original. Como recurso estilístico foram exploradas algumas figuras de linguagens, como por exemplo, a figura de pensamento antítese, ou seja, os "desvios" dos padrões têm por objetivo um texto inovador que exija uma leitura diferente do leitor. Em algumas situações o apreciador da obra terá que virar o livro de ponta a cabeça, explorando as diversas modalidades de leitura.
(página 23)
 Importante ressaltar também, o caráter crítico de Migotto no que diz respeito ao consumismo, a mídia e aos próprios questionamentos a respeito da existência humana.

(página 22)
 Enfim, o jogo de palavras construído entre as duas vertentes e suas verossimilhanças criam no leitor, amante da poesia, uma fonte inesgotável de interpretações e perspectivas. Eu diria que Menos [E] elevado a [I] [PI] é um livro para degustar, apreciar, silenciar, com calma e com a alma. Um verdadeiro prato cheio aos apreciadores de poesia que todo o ser pensante é deveria ser.

8 comentários:

  1. parece ser muito bom... até eu que não gosto de poesia fiquei curioso ^^

    abraço!

    PS: tá rolando o sorteio que prometi ^^
    http://oruditalendo.blogspot.com.br/2013/10/lidos-em-setembro-2013-sorteio.html?showComment=1381614781648#c63185405431887584

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom sim, Rudi. Vale a pena ler. :)

      PS: Opa, vou ver agora!

      Beijos

      Excluir
  2. Fiquei bastante curiosa também!!!!
    Amei o blog, te seguindo, retribui?

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Tell me! =)
Os comentários serão respondidos nesta página.